Essencialmente, são três as propostas de ação da ONG REDE CIDADANIA. Com o objetivo maior de contribuir na construção de uma sociedade mais participativa e mais voltada para a propagação do conhecimento realmente útil, a essência destas propostas é a cidadania qualificada.

Já fomos tangidos pelo conhecimento útil, aquele que atende os interesses da sociedade capitalista e que, de alguma forma, insere, cada um de nós, nos diversos meios de produção e agregação de valor. Por esta via atende-se à postura cidadã.

É preciso, no entanto, investir no conhecimento realmente útil que se constitui em um conjunto de saberes que nos faz ser melhores como pessoas e contribui para construir uma sociedade justa, igualitária e muito mais sustentável. Estes são os fundamentos da cidadania qualificada.

Segue, então, um resumo de cada uma das propostas básicas adotadas pela REDE CIDADANIA:

1.- O MOVIMENTO ECOFELICIDADE que trata da valorização do conhecimento realmente útil em três camadas essenciais: (1) na camada individual, a busca do aprimoramento pessoal a partir do autoconhecimento, (2) na camada relacional, através do cultivo permanente de relações saudáveis sempre plenas de respeito, tolerância e apreço pelos outros, (3) finalmente, na terceira camada a busca de conhecimento e pertinência em inciativas voltadas para a sustentabilidade e manutenção da qualidade do meio ambiente.

Para saber mais, sobre o Movimento, acesse: ECOFELICIDADE. Se preferir ir direto para o site acesse: PORTAL ECOFELICIDADE



2.- A PLATAFORMA PSICOQUEST contribui de forma significativa para que as propostas práticas da REDE CIDADANIA transitem das boas intenções para os gestos efetivos, capazes de gerar resultados. Neste particular, a referida plataforma oferece um sistema de levantamento de dados através de pesquisas de opinião, de forma que os indicadores levantados possam sinalizar práticas de intervenções positivas ao nível pessoal e coletivo. A Plataforma PSICOQUEST também está disponível para pesquisadores e estudiosos que estejam interessados em levantar dados psicométricos em coletividades específicas. Para saber mais, acesse: PLATAFORMA PSICOQUEST.

Para saber mais, acesse: PSICOQUEST . Se preferir ir direto para o site acesse: PLATAFORMA PSICOQUEST.



3.- FELICIDADE E PRAZER são componentes de nossas vidas de caminham lado a lado. Longe de uma abordagem hedonísta e as vezes deletéria, por esta condição, a Equipe Gestora da REDE CIDADANIA decidiu oferecer a instituições interessadas (escolas, universidades, empresas, associação de classes) um conjunto de palestras e apresentações que tratam da Ecofelicidade no corpo. A abordagem destes eventos, in company, está apoiada na obra de Epicuro. O filósofo alemão Arthur Schopenhauerobra “Aforismos para a sabedoria de vida” (aforismos = máximas) destaca que Epicuro era o mestre da felicidade que “com beleza e correção” divide as carência humanas em em três classes. Estas categorias de desejos que remetem ao prazer são tratadas no link que segue.

Para saber mais, acesse: Felicidade e Prazer



REDE CIDADANIA

Equipe Gestora


Voltar para a HOME