Convergência ODS e ESG-H
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas, de forma oportuna, estão diretamente relacionados com a pauta ESG-H (do inglês: ambiente, sociedade, governança e felicidade). De fato, na medida que o atendimento aos ODS revela-se cada vez mais premente para o equilíbrio nos ecossistemas, as métricas do ESG-H se fazem necessárias.
Em fevereiro de 2018, mais de 40% do G250, que identifica o conjunto das 250 maiores empresas do mundo, inseriram os ODS em seus relatórios corporativos e incluíram metas globais como foco aos seus respectivos gestores.
No campo dos investimentos ativos já há, em escala mundial, um esforço significativo no gerenciamento das organizações para identificar como os ODS se encaixam em suas carteiras. Neste cenário, os executivos e os investidores institucionais implementam metas para conectar seus investimentos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A intenção é atender às bases do Capitalismo de Stakeholders, que buscam valorizar interesses de todas as partes interessadas no empreendimento e, com este propósito, algumas empresas já estão ampliando abordagens além do ESG padrão e, desta forma, incorporando novos critérios em suas métricas.
É neste contexto que a proposta da ONG REDE CIDADANIA revela-se oportuna na medida em que valoriza o bem-estar e a felicidade dos colaboradores (stakeholders chaves) em seus ambientes de trabalho. O objetivo maior desta inovação no modelo ESG convencional é ampliar o impacto positivo gerado no meio interno da organização identificando, simultâneamente, novas maneiras de melhorar o mundo ao seu redor e ter uma influência benéfica e mensurável.
Os ODS ampliam o potencial de bons resultados do modelo ESG-H, expondo uma estrutura realista do atual estado do mundo. O mapeamento dos indicadores de ESG-H, em um nível mais elevado, ajudam na adoção de investimentos sustentáveis. Além disto, encorajam uma cultura corporativa responsável, tornando o ecossistema de negócios comprometido com questões sociais mais amplas e metas ambientais globais sustentáveis.
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) se impôs abordar e dar relevância aos principais desafios econômicos, sociais e ambientais do mundo em 17 áreas críticas para um horizonte até 2030.
Todos os 193 Estados-Membros concordaram com esta "Agenda 2030", capitaneando, em seus respectivos territórios, um movimento que pudesse, a um só tempo, agregar empresas em ações criativas na busca de soluções aos problemas expostos nos ODS.
Embora alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados estejam diretamente sob a responsabilidade dos governos, a ONU espera que as organizações grandes, médias e pequenas, tomem medidas efetivas na busca de resultados práticos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030
Seguem abaixo a lista das 17 metas e suas metas prioritárias identificadas com ODS - Objetivos de Desevolvimento Sustentável componentes da Agenda 2030
1. Acabar com a pobreza extrema em todas as suas formas, em todos os lugares2. Acabar com a fome, alcançar a
segurança alimentar, melhor nutrição e
promover a agricultura sustentável
Alcançar
esta meta exigirá acesso a alimentos realmente nutritivos e
necessários ao bem-estar físico, durante todo o
ano. Pessoas pobres e vulneráveis são as
principais
vítimas da desnutrição
3. Garantir vidas saudáveis e
promover o bem-estar para todos em todas as idades
Alguns
resultados bem-sucedidos para esta meta incluem acabar com as mortes
evitáveis para recém-nascidos e
crianças menores de 5 anos de idade, reduzindo taxas de
mortalidade.
4. Garantir educação de
qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de
aprendizagem ao longo da vida para todos.
Este
objetivo visa garantir que todas as crianças possam concluir
o ensino fundamental e médio e tenham acesso ao
desenvolvimento de qualidade na primeira infância.
5. Alcançar a igualdade de
gênero e empoderar as mulheres e meninas.
A meta para
este objetivo é acabar com a
discriminação contra meninas e mulheres,
eliminando práticas prejudiciais baseadas no
gênero. O desafio é acabar com todas as
formas de violência feminina
6. Garantir a disponibilidade e
gestão sustentável da água e do
saneamento para todos
A ONU
espera alcançar o acesso universal e equitativo à
água potável, saneamento e higiene adequados para
todos, melhorando a qualidade e a eficiência do uso da
água.
O desafio é proteger e restaurar os ecossistemas
relacionados com a água, bem como melhorar a
gestão dos recursos hídricos.